quinta-feira, 9 de junho de 2016

Sobre Gratidão

Ontem eu estava com meu primeiro horário livre, e como de costume parei pra apreciar o mar.
A vista aqui do meu local (ap onde atendo os clientes) é muito bonita, uma pena que seja impróprio devido a poluição - mas a beleza visual continua, e eu aproveito dela.
Respirei fundo e me senti grata.

Ah, a gratidão! Na minha opinião, uma das palavras mais bonitas do nosso vocabulário. E poderosa também! Eu sinto que quanto mais eu agradeço, mais coisas boas acontecem.

É engraçado como depois de um certo tempo a gente para de se preocupar com coisas banais, e vê que os sentimentos ruins não nos levam a lugar nenhum.
E percebe também que ser grato nos faz bem.

Às vezes vivemos correndo tanto, com tantas preocupações na cabeça, que esquecemos de apreciar os pequenos momentos, as coisas mais simples.
Lembrei do quanto sofri quando minha filha não estava morando comigo. Antes de eu começar a fazer programa ela passou uns meses com a avó e o pai, pois na época eu realmente estava sem condições financeiras de trabalhar e pagar alguém pra cuidar dela. Quantas noites e manhãs vazias passei chorando, por não estar perto pra dar um beijo de boa noite ou servir o café da manhã pra ela.
Pode parecer coisa tão banal, mas hoje agradeço por cada um desses momentos. Chegar em casa e ver aqueles olhinhos brilhando contando como foi o dia não tem preço, dá aquela sensação de que todo esforço vale a pena.

Encontrei vários outros motivos pra ser grata todos os dias. Desde a força pra me levantar da cama de manhã, até o cobertor quentinho na hora de dormir. Aprendi a apreciar momentos como um almoço com pessoas que a gente gosta, ou uma simples caminhada na praia jogando conversa fora. É desses momentos que a vida é feita!

Não importa se vai sujar louça, ou a roupa, ou a casa. Não importa se vai demorar um pouco mais, se vai sair da sua rotina ou quem sabe fugir um pouco do orçamento. A vida passa rápido, e se a gente quiser realmente se sentir bem os pequenos momentos devem ser aproveitados com intensidade.

Como GP, aprendi a agradecer também, pelos clientes, pela grana, pelas coisas que consegui - e por que não agradeceria por isso? Afinal, é minha vida, minha história, minha jornada, é o caminho que escolhi traçar.
Esse detalhe é importante: tudo depende das nossas escolhas. Todos os dias temos alternativas: ser feliz, ou não. Agradecer, ou não. Correr atrás dos objetivos, ou não.
Sempre lembrando que do céu só cai chuva, mas quando a gente vai atrás e aprende a realmente apreciar as coisas ao invés de reclamar, tudo muda.

Se você aceitar um conselho vindo de uma garota de programa, meu conselho seria esse: agradeça mais, sorria mais, corra atrás dos seus sonhos, encontre sentido para sua vida, aproveite melhor os momentos.
Seja feliz!

2 comentários: